Contacte-nos: 934564586/87*

*gratuito para chamadas realizadas através de nº fixo

Newsletter Novembro

Consulte aqui a nossa newsletter de Novembro.

Como a alimentação pode melhorar a saúde do idoso.

Se quiser subscrever, clique aqui.

 

Facebook icon Forward icon

NOVIDADES

A Live Longer estabeleceu protocolo com o Clube GBES. Se é sócio, terá condições especiais nos nossos serviços. Clique aqui

Manutenção da saúde do idoso: será tarde demais para melhorar a saúde através da alimentação?

Os idosos podem tomar medidas com vista à manutenção e melhoria da sua saúde. Mesmo que no passado o seu de estilo de vida não tenha sido o melhor, ainda é possível reduzir o risco de doenças crónicas ou incapacidades no futuro. O primeiro desafio é reconhecer e enfrentar as mudanças que ocorrem na composição corporal, naturais no processo de envelhecimento.
Os idosos acumulam tendencialmente mais massa gorda, em detrimento da massa magra (músculos e ossos). Com o aumento de peso as alterações corporais tendem a ser exacerbadas, e consequentemente, todos os problemas de saúde e mobilidade associados são igualmente aumentados. O tecido muscular tem uma taxa metabólica mais elevada, quando comparado com o tecido adiposo. Por essa razão, muitos indivíduos aumentam de peso em massa gorda pois têm menos massa muscular e consequentemente, taxas metabólicas mais baixas. Para evitar o aumento de peso, os idosos deverão manter uma actividade física regular e controlar o aporte calórico. O exercício físico melhora a composição corporal, tanto pela redução de massa gorda, como pela manutenção de massa óssea e muscular, aumentando desta forma a taxa metabólica em repouso.
Num grupo de homens e mulheres com 65 anos, que praticavam actividade física regular, suplementando com cálcio e vitamina D desde há 3 anos, a perda de massa óssea diminuiu, bem como a incidência de fraturas ósseas. À semelhança deste exemplo, é possível melhorar o perfil corporal do idoso, mantendo atividades físicas e lúdicas prazerosas, que além do trabalho corporal, permitem dinamizar a componente social e relacional tão importantes na qualidade de vida do idoso.

Aproveitando a temática, deixamos-lhe uma receita de alimentação saudável para saborear com a sua família: 

Coelho à Jardineira

Ingredientes para 4 a 6 pessoas

1 coelho
1 colher de sopa de azeite
2 cebolas picadas
1 alho picado
1 ramo de salsa picada
2 cenouras em cubos
2 nabos em cubos
2 talos de aipo cortadinhos
12 grãos de pimenta
Sal e água q.b.

Preparação:
Deixar o coelho em pedaços no azeite, cebola, alho, salsa e aipo
Temperar com sal e deixar refogar em fogo lento, mexendo de vez em quando
Adicionar água para apurar o refugado
Adicionar a cenoura, nabo e pimenta
Cobrir com água, tapar e deixar ferver em lume branco.

Conteúdos cedidos por Lifemotiv (parceiro da Live Longer em nutrição) http://www.lifemotiv.pt